Trilhas

PARQUE ESTADUAL SETE PASSAGENS 



Está localizado no município de Miguel Calmon, região da Chapada Norte, estado da Bahia, região nordeste do Brasil.

Fica a 367 km da capital, Salvador.

É berço de algumas bacias hidrográficas, como a do Rio Paraguaçu e do Rio Salitre, pois abrange as nascentes destes rios. O parque também se inclui na bacia do Rio Itapirucu.

O Parque é embelezado por dezenas de serras verdejantes, entrecortadas por vales, um espetáculo da natureza que vale a pena desde a aventura em chegar ao lugar até a forma selvagem e pouco explorada em que este se encontra.

Já foram encontradas 16 cachoeiras de rara beleza e saltos admiráveis, emolduradas por matas ainda intocadas, oferecendo para o visitante, ainda mais prazer e admiração. O destaque é a Cachoeira do Sinvaldo, a mais alta, com 168 m de queda livre, a preferida pelos adeptos do rapel. Mas tem também as cachoeiras do Coração (com o salto de 35 metros), do Salto Verde (as águas do rio Lajedo Preto correm por sobre um leito formado por rochas quartiziticas, de cor verde, desenhando nessa calha um grande S).

Do Bico do Urubu, Bico do Tucano, Bico do Espirro, e tantas outras de igual beleza e magia. O lugar também esbanja uma grande variedade de espécies vegetais somente encontradas na região.

Berço de nascentes de importantes bacias da Bahia, como a Bacia do Salitre e do Paraguaçu, os recursos hídricos da região, e, portanto, do Parque Estadual, são um dos argumentos a mais para a preservação deste espaço natural e singular.

Como se não bastasse tanta beleza e riquezas naturais, aqui também se encontra a chamada mata estacional, uma área de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica, a qual termina por formar uma flora muito rica, com campos rupestres, típicos de grandes altitudes: o ponto mais alto do parque tem 1.270 m de altitude.

Macaco guariba, guigó, quati, tamanduá mirim, gavião, beija-flor, nambu, codorna, açaíra-azul, seriema, irara, macaco prego do papo amarelo, o qual está em extinção, são um dos entre muitos animais que compõem a fauna do Parque Estadual das Sete Passagens, que tem como ave símbolo da região, a bela e misteriosa araponga.

Em meio a tantas belezas naturais, o parque guarda também marcas vivas de diversas eras passadas. Um tesouro histórico e arqueológico deixado pelos povos primitivos que habitaram essa região. O mostruário dessa pré-história está registrado nas pinturas rupestres feitas sobre formações rochosas próximas a uma pequena gruta no alto da montanha.

Fica no distrito de Itapura que os nativos chamam Mocambo.


http://br.viarural.com






MORRO DE SÃO PAULO



A pequena vila reúne belíssimas praias, uma paisagem de mata atlântica encantadora, além de ser o espaço ideal para todo o tipo de visitante – desde aquele que procura a paz e tranquilidade até quem está atrás de badalação. Essa ilha do Atlântico não atrai só por ter praias bonitas e piscinas naturais com água transparentes. 

Morro é a ilha dos opostos, sejam eles o festeiro que mal vê a luz do dia ou o aventureiro que procura uma praia deserta cheia de coqueiros. Todos podem se maravilhar com Morro de São Paulo, não importa se vêm de mochila nas costas ou com um pacote cinco estrelas. Morro é a cara do Brasil, mesmo que o brasileiro seja apenas um dos visitantes. Não possui automóvel ou toda aquela movimentação poluída das metrópoles. 

A agitação da vila se resume nas festas, muita música, alegria, cultura popular, praias perfeitas e natureza exuberante. Nessa vila pacata e segura se ouve de tudo: os mais diferentes sotaques de espanhol, inglês, hebraico, alemão, finlandês, japonês, português, baianês. E é nesse clima de diversidade que os visitantes e moradores convivem em plena harmonia. 







SANTA CRUZ DO MONTE ALEGRE


Santa Cruz do Monte Alegre é o cartão postal da cidade de Mairi – BA. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística do monte e de sua capela no alto, dominando extenso e vasto panorama. A capela tem dimensões reduzidas, divididas em duas partes, separadas por um arco. Na parte ao fundo, encontra-se um altar e encostado à parede uma cruz de madeira que chega até o alto. À esquerda um nicho protegido por uma grade de ferro, onde está disposta a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Há, na parede lateral esquerda, uma estante de madeira ocupada por quadros e imagens de santos, fitas, terços, ex-votos de cera, pano e madeira, representando partes anatômicas humanas.

No mesmo monte, cerca de trinta metros abaixo da parte frontal da capela, encontra-se a falada “Toca da Onça”, uma gruta que se abre numa galeria estreita, saindo na parte superior por uma fenda, dando passagem com dificuldade a uma pessoa.

É nesse caminho que inicio a minha preparação para o “O Caminho de Santiago de Compostela”.


Fonte: MAIRI – Sempre Monte Alegre – Epitácio Pedreira de Cerqueira





CAMINHADA ECOLÓGICA E DE FÉ - MAIRI - BAHIA



Domingo, 24 de novembro de 2013, foi realizada a Caminhada Ecológica e de Fé, na cidade de Mairi, com oração, contemplação, confraternização, cultura e lazer.

A concentração foi na Praça J.J. Seabra. Antes da caminhada, o Grupo Homens do Terço realizou uma oração em frente à igreja Matriz. Depois, algumas pessoas foram caminhando e outras foram de ônibus, com destino ao Monte Santa Cruz, onde aconteceram orações, cânticos, roda de capoeira e lanche partilhado.

A caminhada contou com a participação do cantor e compositor Dyon da Silva e o professor de capoeira, Daí e alguns alunos.


O evento foi realizado pela Paróquia Nossa Senhora das Dores e AAMAM – Ambientalistas, com apoio da Rádio Mairi FM, STTR, CDL, 
blogs Agmar Rios e Mairi News, Secretarias de Agricultura, Cultura e Educação.

Fonte: agmarrios.com.br








Domingo, dia 09 de junho de 2013, aconteceu a II Caminhada Ecológica de Mairi. Os participantes saíram às 6h da manhã da Igreja Matriz, com destino ao Monte Santa Cruz.

No monte, aconteceram atividades culturais: Música, Cordéis e Poesia; Café da manhã com frutas e sucos; Momento de Oração e sorteios de brindes.

A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.

A caminhada foi realizada pela AAMAM (Ambientalistas) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. 

Fonte: agmarrios.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário