Chapada Diamantina

54 km  de trilhas a pé

A trilha da Chapada Diamantina, Guiné, Vale do Capão e o Vale do Pati, por sua exuberante beleza, são os lugares mais visitados por quem gosta de fazer caminhadas em ambientes naturais. O seu acesso é feito apenas a pé ou montado em um animal.
Quando saímos no primeiro dia após uma longa viagem cansativa e um café delicioso e revigorante a cidade estava quase deserta, mas o suficiente para olharmos pros lados e ficarmos fascinados com aquele lugar. E o sonho só estava começando…

Na mochila, nada além do necessário, um chinelo, alguns remédios e itens de primeiros socorros, boné, capa de chuva, protetor solar, papel higiênico, lanches para serem divididos entre todos e a máquina fotográfica.
A nossa frente já avistávamos o começo dos impressionantes paredões de pedra. Fizemos uma rápida parada no córrego para abastecer as garrafas de água, comer algo pra repor energia e ir ao “banheiro”. Não precisou de muitas horas para perceber que a água da Chapada é incrivelmente pura e límpida. Uma água “benta” que nutre a alma durante cada passo dado.
Energia reposta seguimos com o mesmo visual, apenas a vegetação foi “subindo”, o solo ficou negro, o sol estava escaldante e uma nascente cortou nosso caminho para aliviar o calor, a sede e a alma e no final pastel de jaca para aliviar a fome.
Quem faz trilha sabe que sinônimo de descer muito é subir muito e lá estava logo no início, a Serra do Sincorá a ser vencida. No segundo dia após longas horas de caminhadas a observar as formas, cores, texturas, cheiro, a vida que pulsava ali que mexeu demais com cada um de nós. Certamente estávamos tomados de perplexidade e sensações distintas, cada um transportado ao seu mundo. E foi quando presenciamos uma natureza descomunal. Estávamos no coração da Chapada Diamantina, com o visual mais incrível do mundo, o Vale do Pati. Éramos grãos numa imensa sementeira e ficamos ali sentindo o vento, escutando nossa voz interior e contemplando com o coração e estar ali é como estar em Eywa, a terra de Avatar.
Mas, apesar da vontade de viver ali, seguimos silenciosamente a trilha, tranquila e encantadora, até o Vale do Capão, sentindo algo germinar dentro de nós. Pra fechar nosso penúltimo dia imersos no Pati, fomos nos banhar no Poço da Árvore, bela piscina natural e cachoeira no meio da mata. Ao regressar, ficamos fascinados com o céu mais lindo que já vi na vida, o céu do Vale do Capão, que estava ali diante de nossos olhos.
Para mim, foi um contato de pura gratidão para com a Mãe Natureza, com todos os seres, as árvores, as pedras, os seres de asas, os seres de barbatanas, os animais, os insetos, a Grande Nação das Estrelas, o Irmão Sol e a Irmã Lua e os Quatro Elementos Principais todos juntos (Terra, Água, Fogo e Ar).

No terceiro dia mais uma trilha, desta vez de menor intensidade, e no final uma bela cachoeira nos esperando para o alívio do corpo e do Espírito. E para finalizar o dia nos deliciamos com a culinária local, moqueca de jaca e galinha caipira.

Eu tenho certeza que diante de uma Natureza tão bela voltei para o lar e para a minha família feliz…

Programação

27/09/2013 – Lençóis – Capão

06:30h – Café da manhã no hotel Hotel Canto das Águas.
São 28 km de trilha. Uma caminhada longa, porém de fácil acesso. Logo no início uma subida nos leva até uma bela vista panorâmica da cidade de Lençóis. Mais à frente, um novo mirante nos proporciona a vista do vale do rio Ribeirão. Encontramos muitos riachos no caminho e o poço das Piabas para um mergulho. Em épocas de chuva formam-se muitas cachoeiras nos paredões da serra, oferecendo um dos visuais mais lindos da Chapada. No final de tarde passamos no pé do Morrão e, no início da noite, chegamos no vale do Capão. Após comer a famosa pizza no vale do Capão, retornamos
para Palmeiras.

28/09/2013 – Guiné – Vale do Pati - Vale do Capão

Saída após o café da manhã com destino ao povoado do Guiné. Onde começaremos a trilha subindo a serra com destino ao Bomba, que é o “bairro” onde estão situadas as últimas casas do Vale do Capão. São 18 km de trilha passando por um dos lugares mais lindos do país (Gerais do Vieira e o Gerais do Rio Preto), de onde podemos observar o Vale do Pati e o Vale do Calixto.

29/09/2013 – Conceição dos Gatos.

São 8 quilômetros juntando ida e volta. O caminho não é difícil, não há muitas subidas.Por fim, chegaremos a queda d’água das Águas Claras, um oásis, com sua água geladinha para refrescar do calor e relaxar.