Caminho de Santiago

ROTA DO CAMINHO PORTUGUÊS


O Caminho Português a Santiago de Compostela, percorre sempre próximo à antiga via Romana número XIX do “Itinerário de Antonino”, em diversas ocasiões superpondo-se o seu traçado, através de uma grande depressão meridiana.ando na Espanha por três pontos:

De todas as passagens a mais utilizada pelos peregrinos procedentes da região do Porto e a de Tuí, na região da Galícia, após atravessar o rio Minho, proveniente da localidade de Valença do Minho situada na outra margem, em território português.

Antigamente a travessia entre Portugal e a Galícia na Espanha, era efetuada em barcos até o porto do Penedo a atual praia da Fabrica. Em 1881 foi iniciada e em 1884 finalizada a construção da Ponte Internacional para a estrada de ferro e em 1993 a travessia sofreu melhorias com a construção de uma nova ponte com a finalidade de servir de ligação com a rede de auto-estradas.


O seu percurso em direção ao norte, é como se fosse uma linha reta, seguindo quase que paralelamente com as linhas de alta tensão da empresa espanhola de energia elétrica  e com a estrada internacional de Valença à Santiago, sendo que algumas vezes se superpondo-se. Passa por caminhos que cruzam bosques, aldeais e cidades históricas. O Caminho é enriquecido pela presença de Capelas, Igrejas, Conventos, Cruzeiros, não faltando a imagem de “Santiago o Peregrino” para acompanhar e animar o peregrino a continuar a sua jornada.

Historiadores tudenses informam que a tradição assinala ter o Apóstolo Santiago pregado em Tuí, ponto de entrada desta rota Compostelana na Galícia, inclusive, teria o mesmo designado um dos seus discípulos, São Epitácio, como primeiro prelado tudense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário