Caminho da Paz





CAMINHO  DA  PAZ

O Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” - um Ponto de Luz  nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra. É o primeiro do gênero no Nordeste do Brasil, aos moldes de outros Caminhos do mundo inteiro.

 NOVEMBRO 2012

127 km  de trilhas a pé


1º dia - Amargosa ao Alto da Lagoinha

Amargosa, ponto de partida do Caminho da Paz. Até o Povoado de Alto da Lagoinha são 25 km a serem percorridos a pé. Muitas subidas e descidas, pão com mortadela, suco de maçã e o cansaço mas, o cenário  é deslumbrante. Esta é a nossa recompensa. 

Em Alto da Lagoinha fomos recebidos por pessoas simples e bastante acolhedoras que fizeram questão de demonstrar o quanto estavam felizes com a nossa  presença. 

  

















2º dia - Alto da Lagoinha a Mutuípe

17 km de muitas subidas e descidas, o cansaço se faz presente e mais uma vez somos agraciados pela natureza com suas cores, aromas, trilhas e cachoeiras. E na hora da fome, uma venda no caminho para nos aliviar - coxa de galinha com guaraná.
















3º dia - Mutuípe a Jiquiriçá

26 km sem pontos de abastecimento, o cansaço mais uma vez se fez presente, agora acompanhado com a sede e a fome; o alívio temporário surgiu de uma fruta do cacau que degustamos com todo prazer, mas tínhamos que seguir adiante e uma alma generosa "Dona Rita" nos socorreu com água fresca e um manjar dos deuses: suco de cacau, melancia e bolo de milho feito com ovos. Abastecidos seguimos adiante deslumbrando a Mãe Natureza, o santuário em que a sabedoria de Deus se torna visível, nos preparando para o que vinha a seguir:  almoço na venda de Wilson - a famosa moqueca de ovos, conhecidíssima na região. Os primeiros "calos" se fazem presentes, as dores incomodam, mas a vontade de ir adiante é maior; os momentos de descontração, como o jantar (moqueca de pitu) no Restaurante Nossa Casa, nos fortalece.
















4º dia - Jiquiriçá a Ubaíra

A nossa frente as imagens deslumbrantes do Vale do Jiquiriçá, são 27 km a serem percorridos e, mais uma vez sofremos com a sede e a fome, porém nestas horas foi o cacau e a banana que nos deu o alívio temporário. 
Como o peregrino persiste na sua fé, surge a primeira  venda, o alívio de tirar as botas, descansar, e aguardar o dono do "estabelecimento" que desta vez não surgiu, somente os muruins que deixaram suas marcas. Só mais adiante conseguimos saciar um pouco as nossas necessidades: guaraná com biscoito palito e de quebra sinuca ; por último uma chuva abençoada. Diante de tanta beleza, a necessidade de preservar a pureza das fontes e a fertilidade do solo, se faz necessário; pois estaremos ajudando o campo e garantindo o pão.

















5º dia - Ubaíra ao Projeto Semente

Última etapa de nossa peregrinação. Começamos o dia com chuva, as paisagens belíssimas do Vale do Jiquiriçá ficaram para trás, deparei-me com um novo cenário que me fez lembrar de minha terra, senti saudades da minha filha e esposa;foi uma caminhada penosa, muito dolorida, sem cacau, banana, acerola ,sem uma venda, só o silêncio; 19 km a serem percorridos mas, feliz. O Projeto Semente estava logo adiante e de alma agradecida e serena me curvo diante da Natureza que nos acalenta, nos socorre. Restando-nos apenas proteger, quanto possível, todos os seres e todas as coisas na região em que respiram.

"Pois somos cooperadores de Deus" - Paulo.

(I Coríntios, 3:9)




















Assim,


Vem Buscar nas Trilhas das Montanhas, o caminho de volta a tua aldeia.
E quando venceres a névoa fria que cobre o vale, haverá uma paz que brotará do teu ingênuo menino.
E nessa hora, como um guerreiro, dançarás toda  magia do amor, toda a força do rebento, toda a manifestação de ordem e consciência.

É assim todo começo!

Antônio Presídio